segunda-feira, 30 de março de 2009

A GALINHA XADREZ(2009)

Ouvimos a literatura,A Galinha Xadrez (Rogério S. Trezza - Brinque BOOK), na biblioteca e em sala desenvolvemos este trabalho.



PRESENTE DIVINO

A "Minha Pequena"(Síndrome de Down) está no segundo ano, sempre nos encontramos no recreio.
Para não sentir tanta falta este ano tenho outra pequena, com paralisia cerebral. Ela é uma graça, cheia de vida e muito alegre.

Para trabalhar com ela tem um anjo, professora Glaucia, que realiza as atividades de forma diferenciada com nossa pequena encantadora.





ABRINDO A QUINZENA DA PÁSCOA


"Que a comunhão e a Paz sejam abundantes nos vossos corações".

domingo, 29 de março de 2009

Mais um selinho!!!!!!

Obaaaaaaaaaaaaa! Este selinho ganhei da querida amiga Ritinha do blog http://ritiiiiinha.blogspot.com/. Veio de longe, Coimbra-Portugal. OBRIGADA!!!!
Visitem seu blog que também e D+.


sábado, 28 de março de 2009

OUTONO - CARTAZ DA PORTA

recados para orkut



RecadosOnline - Mande recados de Início de Outono clicando aqui!


Primeiro falamos sobre o outono e suas características.
Carimbamos as mãos para formar a copa da árvore.
Escrevi as frases (que as crianças foram dizendo) e separei as palavras. Cada criança ganhou uma palavra e montamos no cartaz.


Aqui trabalhei a palavra outono verticalmente e horizontalmente.
Letras que vem antes e depois. Quantidade de palavras.




quinta-feira, 26 de março de 2009

MENINAS E MENINOS OUTONO




OUTONO


Por que as folhas das árvores se tornam avermelhadas antes de caírem no outono, e por que sua cor é mais viva em alguns anos? Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) propõe uma explicação simples para o fenômeno: "Os pigmentos vermelhos chamados antocianinas que se acumulam nas folhas funcionam como uma proteção contra a radiação solar intensa", diz William Hoch, coordenador do estudo publicado na revista Tree Physiology.
Os pigmentos vermelhos protegem o tecido que realiza a fotossíntese. Durante o outono, as árvores reabsorvem os nutrientes das folhas; para recolher o máximo de nutrientes antes que as folhas caiam, elas precisam da energia gerada na fotossíntese. Contudo, os sistemas que participam da fotossíntese -- muito utilizados no verão -- também estão sendo decompostos e absorvidos no outono. Além dessa decomposição, a fotossíntese pode ser inibida ainda por uma luminosidade muito intensa.
Por isso, logo que a reabsorção de nutrientes se inicia no outono, a concentração das antocianinas aumenta na superfície das folhas. "Esses pigmentos absorvem grande parte da luz que chega às folhas", afirma Hoch. Dessa forma, preserva-se a limitada habilidade das árvores de produzir energia durante o outono. Além da luz abundante, baixas temperaturas e outros fatores de estresse também provocam o acúmulo das antocianinas nas folhas.
A descoberta da equipe de Hoch confirma as observações de que as cores do outono são mais vivas em dias mais claros e nas folhas situadas na parte mais externa das árvores. "As regiões em que o outono é ensolarado e frio exibem folhas muito vermelhas nessa estação", diz Hoch.
Fonte: www.jardimdeflores.com.br

quarta-feira, 25 de março de 2009

segunda-feira, 23 de março de 2009

Presentinho

Ganhei das amigas Dê do blog http://cantinhodaprodenise.blogspot.com/, Silvana do blog http://sillovinho.blogspot.com/ , Thays do blog http://www.thays-educar.blogspot.com/ e Priscila do blog http://www.alfabetizacaoecia.blogspot.com/. Muito obrigada amigas!

Regrinhas:
1. Você deve linkar a pessoa que te indicou;
2. Escrever as regras do mesmo em seu blog;
3. Contar seis coisas aleatórias sobre você;
4. Indicar mais seis pessoas e colocar os links no final do post;
5. Deixar a pessoa saber que você a indicou, deixando um comentário para ela.

Então...lá vai!

  • Adoro navegar na internet;
  • Gosto de passear, principalmente onde a natureza se mostra linda;
  • Passo muito tempo fazendo atividades para meus alunos;
  • Gosto de ver filmes;
  • Amo banana frita;
  • Tenho paixão por calçados.
Blogs que indico:
http://paragostardelereescrever.blogspot.com/
http://carinharte.blogspot.com/
http://educandoyjugando.blogspot.com/
Mistura de Alegria
http://arco-ris.blogspot.com/
http://cybelemeyer.blogspot.com/

Frase da semana




Fala-se tanto da necessidade de deixar

"um planeta melhor para os nossos filhos",

e esquece-se da urgência de deixarmos

"filhos melhores para o nosso planeta"...
(educados, compassivos, responsáveis, ...)

sábado, 21 de março de 2009

LUTO

Hoje perdi uma AMIGA-IRMÃ.
Quero fazer está homenagem porque pessoas especiais são fundamentais em nossa vida.
Eu aprendi com ela e ela aprendeu comigo. Foi uma troca fantástica.
Sentirei muita saudade.
"MIGA"!
Viemos a esta vida apenas para revelar um, ou mais de um, dos atributos de Deus, e, na viagem e estada aqui, acabamos por esquecer a verdadeira razão pela qual viemos, daí tanto sofrimento. Você Ivone, não esqueceu, viveu a plenitude do atributo da amizade, da bondade e outros que não consigo expressar. Agora voltasse ao Pai, e nada existe que não seja Deus, inclusive você, Ivone.
Fica com Deus e tenha sempre muita luz com você.
Você fará muita falta, mas sei que estas bem e que agora tens nova missão.
Um beijo grande da amiga-irmã Tânia

quarta-feira, 18 de março de 2009

Letra de música

Para realizar este trabalho dividi a turma em quatro grupos.
Observando como cada um entende a escrita e estratégias de leitura.
Dois grupos receberam as frases da letra da música e deveriam colocá-las em ordem. Depois procurar as palavras que a professora falasse e colar, desenhar ou escrever perto das mesmas.


Dois grupos receberam a letra da música separadas em palavras e também deveriam colocá-las em ordem, observando o espaço necessário entre cada palavra.


TRABALHANDO COM LITERATURA


gifs e recados animados - animakut.com



Após a leitura do livro CHAPÉUS , Dominique Maes - Brinque-Book, cada criança escolheu um dos chapéus, que eu recortei de uma revista infantil, colou na folha e desenhou a pessoa que poderia usá-lo.
Eles adoraram a história e a atividade.








segunda-feira, 16 de março de 2009

Música - O meu chapéu

O meu chapéu


O meu chapéu tem três pontas

Tem três ontas o meu chapéu

Se não tivesse três pontas

Não seria o meu chapéu




Os alunos formam uma roda, sem dar as mãos, para cantar a música enquanto cada um no seu lugar faz a mímica correspondente:
O meu chapéu - entrelaça os dedos das duas mãos, colocando-as assim na cabeça para representar o chapéu.
tem 3 - mostra a mão com 3 dedos levantados.
pontas - mostra o cotovelo.

Em outra versão, ao repetirem a letra da música, os alunos devem omitir a palavra chapéu realizando apenas a mímica correspondente. Depois a palavra chapéu e três, depois chapéu, três e pontas.

O aluno que por engano pronunciar a palavra que deve ser omitida, sai da roda e aguarda o início de uma nova brincadeira.

Esta atividade desenvolve a atenção, expressão e forma de contagem.

Dia do circo



  • Com esta atividade trabalhei:
  • - Dia do circo
  • - Figura geométrica (triângulo)
  • - Algarismo e quantidade 3
  • - Adição e subtração com 3 palitos
  • - Palavra palhaço (sílabas e letras)
  • - Criatividade.























domingo, 15 de março de 2009

Presentinhos de longe....


Recebi estes selinhos da Ana Cristina e sua turminha do 2°Ano Turma C http://curiososavista.blogspot.com/.
Vieram de longe... Portugal!


Obrigada! Fiquei imensamente feliz.
Quero convidar a todos a visitarem o blog deles e conhecerem o maravilhoso trabalho que eles realizam.

sábado, 14 de março de 2009

Música do corpo


No caderno...


Pintar a primeira letra do nome de vermelho, a última de azul e as que estão entre a 1º e última de amarelo.


Desenhar um bolo e colocar velinhas que correspondam a idade de cada um.


Numerar a sequencia do seu crescimento.




Música: Corpo


Cantar a música apontando as partes do corpo.


Observar a letra da música.


Cantar passando o dedinho em baixo de cada palavra da letra da música.


Procurar a palavra cabeça (começa com que letra? Quantas sílabas? Onde começa e onde termina a palavra?) Circular e pintar de vermelho.


Ainda de vermelho pintar as palavras que correspondem as partes que encontramos na nossa cabeça. De amarelo partes do tronco, de verde as partes dos membros inferiores e de azul dos membros superiores.

TRABALHO COM NOMES





Primeiro as crianças "brincaram" com as letras de e.v.a, montando o próprio nome e dos colegas, em seguida o quebra-cabeça do seu nome. Entreguei a folha com o nome escrito e com as divisões. As crianças recortaram, contaram as letras, misturaram, montaram e depois colaram no caderno escrevendo abaixo o número correspondente a quantidade de letras.