Trabalhando as vogais de uma forma diferente você estimula o conhecimento do princípio alfabético através de uma abordagem multissensorial - auditiva, visual, tátil - cinestésica- e fônica.
A linguagem escrita representa um grande desafio para a aprendizagem. Para ler e escrever, as crianças precisam ter noção de fonema, o que implica a capacidade para analisar os sons da fala em suas unidades constituintes; compreender a letra como símbolo gráfico que representa os sons; estabelecer correspondência entre letras e sons, que podem ser estáveis, quando representados por uma única letra ou por representações múltiplas. Neste último caso, um mesmo som pode ser escrito por várias letras ou, inversamente, uma mesma letra pode representar vários sons.
Para a criança se apropriar da escrita, é necessário que ela identifique, na fala, a sequência dos fonemas e a posição de cada um deles, o que vai determinar o lugar das letras nas palavras. As capacidades de caráter linguístico estão na base do aprendizado da escrita e, se não forem desenvolvidas, podem causar alterações de ordem ortográfica que vão muito além da percepção visual ou auditiva.
Saiba que:
As vogais são fonemas que se caracterizam pela ausência de obstáculos à passagem do ar pela boca. Nelas, são encontradas três grandes dimensões articulatórias: o grau de abertura da boca (vogais abertas e fechadas); a posição da parte mais elevada da língua (vogais posteriores e anteriores) e a posição dos lábios (arredondados ou não).
Trabalhe com as vogais
Com a ilustração acima podemos fazer um cartaz e jogo da memória.
Mais atividades:
FONTE: Revista PROJETOS ESCOLARES ENSINO FUNDAMENTAL, Ano 1 - n°7. Editora online.
2 comentários:
Excelente este seu material. Na clinica onde trabalho utilizamos muito os sons, falando as letras em frente a um espelho. Temos as boquinhas com todas as letras do alfabeto. Existe inclusive o Metodo das Boquinhas, desenvolvido por Renata Jardini. Amei o material e viu copiar algumas coisas, com certeza!
Olá,
Super interessante o cartaz mostrando o movimento, isso ajuda a criança a observar com mais precisão os fonemas de cada letra.
Obrigada por compartilhar.
Beijos,
Lu Bernardo
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