Após presentear a mamãe com nossa cesta de frutas,
conversamos sobre o amor, carinho, respeito...
E chegamos à conclusão que mãe não é só aquela que
traz ao mundo, mas aquela que cuida, dá afeto, carinho e aceita cada um do
jeito que é (aceitação) e que dá bronca também.
Mostrei a capa do livro “Um Amor de Confusão” de
Dulce Rangel, Editora Moderna, sem deixar aparece à escrita.
Explorei a ilustração conduzindo as crianças a
anteciparem o título da história e seu conteúdo.
- O que aparece na capa do livro?
- O que a galinha está segurando?
- Os ovos são todos iguais?
- Porque será que são diferentes?
- Quantos ovos a galinha segura?
- Porque tantos corações?
Então mostrei à escrita e algumas crianças leram o título
da história.
Explorei o nome da autora/ilustradora e editora.
Questionei sobre o título, deixei que as crianças levantassem
suas hipóteses.
Depois comecei a leitura da história.
Questionei as hipóteses levantadas e a história
lida.
Qual a relação do título com a história lida? Observar
se as crianças perceberam que se a galinha chocou ovos diferentes, isto
significa que são de outros animais. Mesmo assim eles têm algo em comum, todos
nasceram de ovos (ovíparos).
Que características a galinha mostra com sua
atitude? Trabalhar com a inferência promove o desenvolvimento de competências
fundamentais para a leitura, possibilita que o aluno perceba o que não está
dito explicitamente no texto, mas está pressuposto ou insinuado e deve ser
inferido para que a compreensão se efetive.
Por isso, é importante chamar a atenção para pistas que a autora deixa no texto.
Por isso, é importante chamar a atenção para pistas que a autora deixa no texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário