sábado, 18 de maio de 2013

Um amor de confusão


Após presentear a mamãe com nossa cesta de frutas, conversamos sobre o amor, carinho, respeito...

E chegamos à conclusão que mãe não é só aquela que traz ao mundo, mas aquela que cuida, dá afeto, carinho e aceita cada um do jeito que é (aceitação) e que dá bronca também.

Mostrei a capa do livro “Um Amor de Confusão” de Dulce Rangel, Editora Moderna, sem deixar aparece à escrita.

Explorei a ilustração conduzindo as crianças a anteciparem o título da história e seu conteúdo.

- O que aparece na capa do livro?

- O que a galinha está segurando?

- Os ovos são todos iguais?

- Porque será que são diferentes?

- Quantos ovos a galinha segura?

- Porque tantos corações?

Então mostrei à escrita e algumas crianças leram o título da história.

Explorei o nome da autora/ilustradora e editora.

Questionei sobre o título, deixei que as crianças levantassem suas hipóteses.

Depois comecei a leitura da história.

Questionei as hipóteses levantadas e a história lida.

Qual a relação do título com a história lida? Observar se as crianças perceberam que se a galinha chocou ovos diferentes, isto significa que são de outros animais. Mesmo assim eles têm algo em comum, todos nasceram de ovos (ovíparos).

Que características a galinha mostra com sua atitude? Trabalhar com a inferência promove o desenvolvimento de competências fundamentais para a leitura, possibilita que o aluno perceba o que não está dito explicitamente no texto, mas está pressuposto ou insinuado e deve ser inferido para que a compreensão se efetive.
Por isso, é importante chamar a atenção para pistas que a autora deixa no texto.

Nenhum comentário: