Iniciei com este vídeo na sala de informática
Como tarefa pedi que trouxessem gravetos.
Em sala juntamos todos os gravetos.
Perguntei quantos gravetos haviam (estimativa)
Para ter certeza oque faremos? - Contar
Como? - Para ser mais fácil e rápido faremos como no filme ( disse uma aluno) de dez em dez.
E assim cada aluno separou dez gravetos que foram amarrados.
Contamos e soubemos quantos gravetos haviam com certeza.
Separei um grupo de dez e fiz várias perguntas:
- Onde está o dez? No primeiro momento apontaram para o último graveto então levantei o graveto e perguntei se ali estava o dez.
- Não! Então onde está o dez?
- Precisa pegar todos, aí teremos dez.
- E o oito está dentro do dez? Onde? Separaram o grupo do oito.
-E o dois, está dentro do dez? Quantas vezes?
E assim por diante...
Próximo passo foi construir números usando dezenas e unidades.
Construímos um cartaz para representar a história agregando mais algumas informações da utilização de contagem por outros povos.
Próximo passo trabalhar com material dourado planificado e fichas com números.
Nenhum comentário:
Postar um comentário