sábado, 4 de abril de 2009

CONSTRUÇÃO DO NÚMERO

Para introdução do sistema decimal na construção do número em unidades e dezenas, utilizei uma atividade de páscoa. Distribuí palitos entre os alunos, cada mesa(com três crianças) recebeu 24 palitos(não falei a quantidade).
Realizamos oralmente a contagem dos palitos, registrando o número correspondente no quadro. Pedi que agrupassem os palitos em montinhos de 10. Alguns alunos disseram que não dava porque faltava palitos no último grupo. Combinamos amarrar os montinhos de 10 e os que sobrassem ficariam soltos. Então, expliquei dezenas e unidades. Organizamos a contagem de 10 em 10, juntando dezenas de outras mesas.
Questionamentos:Quantos palitos são necessários para fazer um “montinho”?Qual a quantidade máxima de palitos que pode ficar sem amarrar?Tendo dez palitos o que faço com eles?



A seguir pedi que juntassem todas as unidades novamente e que separassem os palitos de forma que cada criança, da mesa, obtivesse a mesma quantidade de palitos.
Questionamentos: Quantas unidades cada criança recebeu? Em quantas vezes dividimos as 24 unidades?
Colamos os palitos na cartolina e confeccionamos estes lindos coelhos.






Um comentário:

Karla Brasil disse...

olá aqui a gente chama de jogo do amarradinho tem outro legal que a gente chama nunca 10 junta 10 objetos e troca por 1 que vale uma dezena, dá pra fazer com o material dourado!