segunda-feira, 24 de novembro de 2008

AVALIAÇÕES DESCRITIVAS


As avaliações descritivas resultam do processo de ensino-aprendizagem. Para realizar avaliações descritivas que de fato registrem a evolução do desenvolvimento é preciso:
  1. Sistematizar o perfil da turma assim como de cada aluno;


  2. Estabelecer objetivos pedagógicos bem definidos;


  3. Realizar um planejamento adequado (atendendo às especificidades de cada um para garantir a aprendizagem de todos);


  4. Intervir pedagogicamente (estar entre as crianças, observando, intervindo, mediando, confirmando, questionando, elogiando...);


  5. Realizar registros (avanços, necessidades, interesses... dos alunos);


  6. Redigir as avaliações com amparo em diversos suportes (portfólios, atividades, registros...)




Alguns aspectos que podemos contemplar na elaboração dos textos descritivos:

  • Os objetivos norteadores do trabalho pedagógico e, consequentemente, da análise do processo de ensino-aprendizagem;


  • Os projetos, atividades permanentes, sequências didáticas, entre outros, realizados nas diversas áreas do conhecimento/disciplinas;


  • O caráter mediador do professor, bem como a individualização do acompanhamento;


  • A evolução do processo de aprendizagem do aluno;


  • O compromisso da proposta pedagógica em relação ao desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.

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