As avaliações descritivas resultam do processo de ensino-aprendizagem. Para realizar avaliações descritivas que de fato registrem a evolução do desenvolvimento é preciso:
- Sistematizar o perfil da turma assim como de cada aluno;
- Estabelecer objetivos pedagógicos bem definidos;
- Realizar um planejamento adequado (atendendo às especificidades de cada um para garantir a aprendizagem de todos);
- Intervir pedagogicamente (estar entre as crianças, observando, intervindo, mediando, confirmando, questionando, elogiando...);
- Realizar registros (avanços, necessidades, interesses... dos alunos);
- Redigir as avaliações com amparo em diversos suportes (portfólios, atividades, registros...)
Alguns aspectos que podemos contemplar na elaboração dos textos descritivos:
- Os objetivos norteadores do trabalho pedagógico e, consequentemente, da análise do processo de ensino-aprendizagem;
- Os projetos, atividades permanentes, sequências didáticas, entre outros, realizados nas diversas áreas do conhecimento/disciplinas;
- O caráter mediador do professor, bem como a individualização do acompanhamento;
- A evolução do processo de aprendizagem do aluno;
- O compromisso da proposta pedagógica em relação ao desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário